KTM EBIKES: 10 Razões para comprar uma bicicleta elétrica
Todos os ciclistas têm uma opinião sobre as elétricas, que vieram 'baralhar' ideias e certamente que não deixam ninguém indiferente à sua tecnologia.
![KTM EBIKES: 10 Razões para comprar uma bicicleta elétrica](https://ktm-bike.pt/resources/medias/blog/blog/thumbnails/blog-image-large/bf1303b7eaddec9e8496303234ee997d.jpg)
Mais do que um nicho, é impossível não reparar no crescimento das bicicletas elétricas e na aceitação das vantagens.
Reunimos 10 razões por que deves ceder à tentação...!
1. As bicicletas elétricas são para todos!
![bicicletas elétricas ktm bike industries](https://ktm-bike.pt/resources/medias/mediamanagement/medias/20725152c72a889f71d75085467fe56c.jpg)
A primeira razão desmente o mito habitual e estigma que as "bicicletas elétricas são para velhos" É verdade que primeiros ciclistas a perceber as vantagens das elétricas foram das maiores faixas etárias, mas progressivamente vemos que as elétricas tornaram-se, tal como os smartphones e ligações às redes sociais, num estilo de vida moderno e vanguardista. Por aqui e por ali, é possível ver ciclistas que fluem pelas ruas e avenidas com as suas elegantes e sofisticadas bicicletas elétricas.
2. És mais ciclista!
3. O peso.. deixa de ser o mesmo!
![bicicletas elétricas ktm bike industries](https://ktm-bike.pt/resources/medias/mediamanagement/medias/5d11a9184356b52f011dd37c0ef03edc.jpg)
Nas bicicletas, o peso sempre foi um factor importante... claro, nas bicicletas normais é o ciclista que "carrega" tudo. Mas não nas ebikes. Basta colocar no nível de potência mínimo/autonomia máxima para que o motor assista à pedalada numa proporção acima do peso adicional da bicicleta, ie, apesar das bicicletas elétricas serem mais pesadas, a verdade é que em andamento.. não pesam! Os brilhantes motores elétricos têm uma linha de binário programada para diluir - com um toque de genialidade, diga-se de passagem - o peso. Em vez de pegares na bicicleta elétrica para sentir o peso, faz antes o seguinte: senta-te e.. pedala!
4. Arrancam sorrisos contagiantes!
![bicicletas elétricas ktm bike industries](https://ktm-bike.pt/resources/medias/mediamanagement/medias/7b3cd6f7a6df3f4ec39632a871ab9b60.jpg)
Mesmo os ciclistas mais carrancudos, os mais céticos ou satíricos, ninguém resiste ao primeiro contacto com as ebikes. Apesar de partirem convencidos dos seus ideais, quando regressam de uma volta - curta ou longa - inevitavelmente trazem sempre um grande sorriso contagiante na cara...!
5. Mais velocidade! Mais!
![bicicletas elétricas ktm bike industries](https://ktm-bike.pt/resources/medias/mediamanagement/medias/598b0d829188854c1e90049e5d697e17.jpg)
Lamentamos desapontar, mas as bicicletas elétricas não batem a barreira do som - genericamente, nos países da União Europeia, as ebikes estão limitadas a 25km/h. Apesar dos motores terem capacidade para mais, os 25km/h corresponde a um limite "burocrático". Segundo as harmoniosas leis europeias, acima deste limite seriam classificadas como "bicicleta motorizada" e implicaria obter uma carta de condução, seguro e outros registos semelhantes a uma moto ou automóvel. Resumidamente: uma elétrica não é uma scooter nem uma moto.. nem sequer funciona com acelerador. É uma bicicleta com impulso elétrico que não tem qualquer tipo de encargo adicional obrigatório e o limite de velocidade continua a ser maior do que o necessário para uma utilização em montanha ou em cidade, por isso mesmo a média de velocidade das elétricas é superior às tradicionais. Nas descidas ou quando rolar acima dos 25km/h o sistema deixa de assistir à pedalada, mantendo-se em stand-by.
6. Os longos e ociosos dias de bicicleta voltaram!
![bicicletas elétricas ktm bike industries](https://ktm-bike.pt/resources/medias/mediamanagement/medias/bc4b68fef46bf9b63cd97dc20cf7b821.jpg)
As ebikes recuperaram e revitalizaram o "ser natural" do ciclismo. Apesar do ciclismo ter um carácter físico, intenso e desportivo, hoje, mais do que nunca, as bicicletas possuem geometrias consensuais são genericamente muito mais evoluídas e eficientes. Numa bicicletas elétrica, com a potência extra do motor, vai dar por si a pedalar durante várias horas ou a fazer percursos longos sem uma pinga de suor, a olhar mais pelo horizonte e a parar mais vezes porque o "dia ainda vai a meio".. e nas subidas vai "por fora" porque tem uma pequena berma mesmo a jeito para acelerar..
7. A KTM Bike Industries está a trabalhar em força!
![bicicletas elétricas ktm bike industries](https://ktm-bike.pt/resources/medias/mediamanagement/medias/3f1518be22ccbe34b253b7df23dab89e.jpg)
![bicicletas elétricas ktm bike industries](https://ktm-bike.pt/resources/medias/mediamanagement/medias/500a8be5cb221acf9ec0c2f078cdca39.jpg)
![bicicletas elétricas ktm bike industries](https://ktm-bike.pt/resources/medias/mediamanagement/medias/ad348e06a427607726e0864b85a85534.jpg)
![bicicletas elétricas ktm bike industries](https://ktm-bike.pt/resources/medias/mediamanagement/medias/efc72aebb3303913be219522c837d680.jpg)
![bicicletas elétricas ktm bike industries](https://ktm-bike.pt/resources/medias/mediamanagement/medias/99c08af2fa5630b2c7dcd2eb5b2e9e8b.jpg)
![bicicletas elétricas ktm bike industries](https://ktm-bike.pt/resources/medias/mediamanagement/medias/0735ccb1480289b205eaa8548171ddb7.jpg)
As bicicletas elétricas são potentes e conseguem expandir consideravelmente os seus horizontes, tempo e limites físicos. Atualmente é possível escolher uma ebike a partir de uma variedade maior que as tradicionais: rígidas, suspensão total, cidade, urbanas, fashion... mas além de tudo isso, existe uma poderosíssima indústria de componentes para bicicleta que tem a difícil tarefa de criar uma relação de transmissão e um sistema de assistência adaptada à potência, impulso e momento dos motores elétricos. Imagine-se numa subida: se pedalar numa mudança demasiado leve, a gestão do motor vai "travar" o binário e originar maior consumo da bateria. O mesmo acontece no oposto: se pedalar numa mudança demasiado pesada, a potência excessiva vai consumir mais autonomia à bateria. A definição do ponto ideal entre a relação da mudança, a velocidade e potência do motor é um equilíbrio difícil de atingir, mas não impossível! Além disso, algumas marcas já começaram a lançar grupos de transmissão especificamente para bicicletas elétricas.
8. Qual é a autonomia das bicicletas elétricas?
![bicicletas elétricas ktm bike industries](https://ktm-bike.pt/resources/medias/mediamanagement/medias/fe279dff5fa54000707157366f0cd542.jpg)
Não existe uma resposta concreta para esta pergunta, pois depende de vários fatores: a capacidade da bateria, do perfil do terreno, da temperatura e também do peso do ciclista. Apesar dos fabricantes não divulgarem dados oficiais, avançam com os valores "expectáveis" e entenda-se, sempre nas melhores condições de utilização. A Bosch eBike Systems possui um simulador online de autonomia que apresenta a indicação em tempo real da autonomia dependendo de vários fatores.
- https://www.bosch-ebike.com/en/service/range-assistant
9. Belas são as eBikes!
![bicicletas elétricas ktm bike industries](https://ktm-bike.pt/resources/medias/mediamanagement/medias/67924549ea9887791393976607432343.jpg)
Estamos a chegar ao final do puzzle: as bicicletas elétricas estão a ficar bem mais bonitas (além de tecnicamente melhores). Cada vez mais vemos melhor capacidade de integração dos componentes no quadro, mantendo o necessário e importante equilíbrio dinâmico com bicicletas realmente apelativas.
10. Sente-te como um "Pró"
![bicicletas elétricas ktm bike industries](https://ktm-bike.pt/resources/medias/mediamanagement/medias/a465208d87e2c88ecb11d826a9a93b74.jpg)
Este ponto é, talvez o mais difícil de explicar mas o mais fácil de sentir. Como explicar que vais subir com uma facilidade brutal? Como explicar que, quando vires um ciclista numa subida, vais conseguir alcançá-lo e, se quiseres, ultrapassá-lo.. assim tão facilmente? Como explicar que vais chegar ao topo "daquela" montanha.. duas vezes e quase sem dar por isso? A não ser que sejas um atleta tipo "Pro", isso nunca te vai acontecer sem uma ebike. Eletrifica-te!