Mobilidade REPENSA bicicleta
Todos nós já pensamos e repensamos nisto: a rotina da deslocação de casa para o emprego, para a escola, para o infantário.. e de regresso. Quantas vezes quiseste que fosse diferente?
MOBILIDADE
REPENSABICICLETA
REPENSA O TEU NOVO EU
Pensa. Fazer tudo igual?
Quantas vezes quiseste que fosse diferente? E que os dias te parecem sempre iguais? Na rotina, põe um pouco mais de 'eu'!
Pedala. Passeia. Vive.
Esta é uma nova oportunidade de repensar o teu dia-a-dia de bicicleta
"No ‘novo normal’, a bicicleta e o andar a pé fazem parte da cidade"
/ ler notícia no Shifter (Sapo)A bicicleta e o andar a pé podem preencher as necessidades de deslocação das pessoas, respondendo à urgência de evitar congestionamentos nos transportes. Várias cidades europeias e mundiais já perceberam isso e estão a dar espaço a ciclistas e peões, criando ciclovias temporárias, alargando passeios ou pedonalizando ruas à custas de lugares de estacionamento ou de faixas de circulação automóvel. (...) Já na Régua, no distrito de Vila Real, optou-se por transformar os passeios estreitos em corredores de sentido único através do desenho de setas unidireccionais – isso em ruas estreias, só com um sentido de trânsito automóvel mas com uma fila de estacionamento que poderia ser removida para o alargamento do espaço pedonal.
TRANSPORTE
REPENSABICICLETA
O TEU NOVO TRANSPORTE
Observa. Ouve. Relaxa.
Olha para o horizonte.
Foge à estrada e ao carro.
A inspiração e criatividade nasce dos teus momentos do dia-a-dia.
"Os exemplos lá de fora"
/ ler notícia no Shifter (Sapo)
Ainda esta pandemia não tinha atingido o pico e em Berlim, sem as burocracias do costume que fazem as intervenções arrastarem-se, apenas com tinta amarela e pilaretes de plástico, nasciam as primeiras ciclovias temporárias. Algumas dessas ciclovias resultaram do redimensionamento de trajectos já existentes, reduzindo a largura das faixas destinadas ao automóvel; outras foram criadas onde ainda não havia infra-estrutura, retirando estacionamento, por exemplo. Noutras cidades alemãs, os residentes pedem o mesmo.Budapeste vai usar esta oportunidade para testar ciclovias temporárias que poderão tornar-se fixas se se tornarem populares; Bruxelas vai priorizar bicicletas e peões no centro da cidade a partir de Maio, criando novos corredores cicláveis em artérias principais; Paris e toda a região envolvente vai investir 300 milhões de euros na criação de ciclovias temporárias e permanentes, seguido o plano já estabelecido; Milão vai intervir em 35 quilómetros com passeios mais largos e ciclovias temporárias de baixo custo, limitando as velocidades de circulação automóvel.
REPENSABICICLETA
Pedala com energia,
Sente o vento na cara e inspira.
Dá lugar ao dia que amanhece,
À tarde que aquece,
À noite que amolece.
"OMS recomenda bicicleta e caminhar"
/ ler notícia no Shifter (Sapo)
Jill Warren, da European Cyclists’ Federation (ECF), refere que “andar de bicicleta é a actividade perfeita” para manter a actividade física e o equilíbrio mental durante o confinamento obrigatório. “É um dos meios de transporte mais seguros, quando se tira os veículos motorizados da equação – como aconteceu agora. E mantém-te automaticamente à distância recomendada pelos virologistas”, acrescentou. Mas, mesmo sem bicicleta, a limitação dos parques urbanos e das áreas de lazer das cidades centradas no automóvel, tornou-se bastante evidente durante esta pandemia, como nota a Wired. Esta é uma oportunidade para repensar as áreas urbanas, seguindo as orientações há muito reclamadas por urbanistas.