TESTE GoRide: KTM Revelator Alto Master Team

A bicicleta oficial das equipas Pro B&B Hotels – Vital Concept P/B KTM e Continental Vini Zabù – KTM foi posta à prova pela revista e portal nacinal - GoRide! Elogiada tanto pela performance como pelo design apurado, as qualidades desta bicicleta presente nas grandes competições da época de 2020 foram muito apreciadas!

TESTE GoRide: KTM Revelator Alto Master Team

Ao primeiro olhar, a premissa esperada pela equipa GoRide para a bicicleta era simples: andar rápido, subir bem e obter performance. Este pequeno vídeo apresenta algumas passagens do ensaio pelos magníficos cenários de montanha escolhidos (e muito bem) para o test da KTM Revelator Alto. O próprio nome da bicicleta 'ALTO' representa o clímax e também o terreno favorito: as montanhas!

 

 

Subtil ao primeiro olhar, a dinâmica apurada da KTM Revelator Alto Team prometia surpreender. Após a primeira pedalada, o entusiasmo foi evidente:

 

"Podemos confessar desde já que se trata de uma bicicleta que atinge velocidades elevadas com pouco esforço e numa postura muito cooperante. Há estabilidade e um bom comportamento em subida."

 

Test Go Ride KTM Revelator Alto Master Team Azul

 

A natureza progressiva e suave da KTM Revelator Alto exprime-se pelo perfil contemporâneo do quadro com tubagem de volumetria requintada, postura prolongada e triângulo traseiro compacto.

Desenhada para competir, a KTM Revelator Alto Master brinda com equipamento de luxo com rodas em carbono  DT Swiss PRC 1650 de 35mm, transmissão eletrónica Shimano Ultegra Di2 e espigão em carbono (também disponível com montagem Shimano 105) num pack completo que se fica pelos 7,6kg, ou não fosse o peso a afinidade da Alto. O grande destaque desta montagem vai para o quadro que pesa apenas 1.050 gramas.

 

"Esta leveza é alcançada pela marca num fabrico que não compromete a rigidez, seguindo a tradição KTM: robusta, bem desenhada, bem construída, eficaz. E carbono premium, claro. Assim, seja a subir, seja a descer, a KTM Revelator Alto Master Team foi desenhada para a performance."

 

Test Go Ride KTM Revelator Alto Master Team Azul 2

Test Go Ride KTM Revelator Alto Master Team Azul 10

 

No terreno, a KTM Revelator Alto Master revela uma postura positiva muito cooperante e especialmente solta. 

 

"Mesmo em pavimentos mais acidentados, não haja receio. Com “dropped seat stays”, consegue-se um maior conforto. À frente, a forqueta de carbono, neste caso num azul esverdeado que contrasta com o negro do quadro, foi projetada para absorver os impactos e também para ajudar https://ktm-bike.pt/pt/pt/bicicleta-estrada-revelator-alto-master-team-azul-2021a balancear entre os “braços” as forças aplicadas na travagem. Exímia, simples, direta."

 

Test Go Ride KTM Revelator Alto Master Team Azul

 

"Quando montamos esta bicicleta pela primeira vez somos imediatamente arrebatados pela sua simplicidade."

 

Nesta bicicleta, todos os detalhes foram pensados ao pormenor, até mesmo o nome. Alto representa o clímax e também o terreno favorito: as montanhas! A proposição da Revelator Alto é exatamente aquilo que todos desejam numa bicicleta de estrada – leveza e progressão!

 

" A geometria mostra toda a sua força em subida, revelando-se aqui uma bicicleta muito enérgica e dando uma grande sensação de leveza quando o asfalto começa verdadeiramente a inclinar."

 

Test Go Ride KTM Revelator Alto Master Team Azul 5

 

"Depois, a descer, temos a sensação que a bicicleta vai exatamente para onde queremos, sempre com muito controlo, segurança, velocidade e, acima de tudo, confiança. Pelas sensações que nos transmite, é certo. Para isto em muito contribui o fantástico conjunto de rodas, que consideramos ser um dos componentes mais fortes da KTM Revelator Alto Master Team.

Umas DT Swiss PRC 1650 Spline DB 35 Carbon CL, um conjunto surpreendentemente eficaz a rolar, leve a subir e muito rígido e confiante a descer. Nestes momentos, as rodas têm o valioso auxílio dos pneus Schwalbe Pro One Evo V-Guard TLE 28-622, que também garantem desempenho superior. Realmente, pelo menos no que toca a descer e ao conforto, a medida 28 é um verdadeiro game changer, não se sentindo qualquer penalização a rolar e a descer."

 

Test Go Ride KTM Revelator Alto Master Team Azul 7

Test Go Ride KTM Revelator Alto Master Team Azul 6

 

"A transmissão Shimano Ultegra Di2 R8050 SS de 11 velocidades (com cassete 11-28t e pedaleiro duplo 50-34t) traz-nos a já famosa solidez e também a precisão da Shimano. As trocas de relação são precisas e suaves, sempre com um simples toque de manípulo, cortesia de um sistema eletrónico com pergaminhos no mercado. O pedaleiro compacto promete relações sóbrias para todas as situações e a amplitude da cassete revela-se suficiente até para as subidas mais inclinadas."

 

Test Go Ride KTM Revelator Alto Master Team Azul 8

Test Go Ride KTM Revelator Alto Master Team Azul 9

 

"Para o fim gostamos sempre de deixar um outro ponto muito importante em qualquer bicicleta de estrada, não sendo a KTM Revelator Alto Master Team uma exceção: os travões. Temos aqui uns Shimano Ultegra R8070 2-Piston, com discos também da Shimano, neste caso de 140 mm. Estes componentes traduzem uma travagem eficaz e muito robusta, sem assustar."

 

Test Go Ride KTM Revelator Alto Master Team Azul

A equipa GoRide apresenta ainda alguns destaques desta montagem:

 

Travagem
O sistema de travagem Shimano Ultegra R8070 2-Piston conta com a ajuda dos discos Shimano RT800 CL Freeza de 140 mm atrás e à frente.

Bem desenhada
Um dos pormenores da geometria do quadro KTM Revelator Alto Premium Carbon / R-9824.

Transmissão Shimano Ultegra Di2
Controlar o sistema de transmissão eletrónico Shimano Ultegra Di2 é uma delícia. Aqui, um dos manípulos R8070 STI 2×11.

Rodas e pneus
Boa conjugação entre as rodas DT Swiss PRC 1650 Spline DB 35 Carbon CL e os pneus Schwalbe Pro One Evo V-Guard TLE 28-622.

Cockpit simples
O guiador KTM Team Road é a base de um cockpit que cumpre aquilo a que se propõe.

Forqueta que dá nas vistas
O contraste de cor entre a forqueta e o quadro pode não agradar a todos… Nós gostamos.

 

Test Go Ride KTM Revelator Alto Master Team Azul 3
Test Go Ride KTM Revelator Alto Master Team Azul 4

 

Sem surpresas, a KTM Alto Master passa com destinção nesta prova de fogo.

 

Sem querermos cair em repetições, diga-se que esta KTM tem a capacidade para nos colocar a rolar rápido e logo na primeira vez que lhe pegamos, e mesmo que não sejamos muito experientes no controlo de bicicletas de estrada neste patamar de desempenho, qualidade e preços.

Obtemos boas sensações em estradas planas e também a descer, sendo que o extremo da postura positiva e da performance é notada a subir. As subidas são mesmo o playground preferido deste modelo.

 

Test Go Ride KTM Revelator Alto Master Team Azul 3
Test Go Ride KTM Revelator Alto Master Team Azul 4

 

"Obtemos boas sensações em estradas planas e também a descer…"

 

Test Go Ride KTM Revelator Alto Master Team Azul 3
Test Go Ride KTM Revelator Alto Master Team Azul 4


" A leveza, estabilidade, rigidez e até estética a estes níveis só podiam resultar num “embrulho” final fantástico. É o que acontece com a KTM Revelator Alto Master Team. Vale a pena o investimento, disso não temos dúvidas."

 

Pontos mais positivos:

Todo o conjunto apresentado pela bicicleta é um ponto positivo, dadas as circunstâncias em geral. Qualidade do quadro e nível de componentes ajustadas ao preço pedido.
O comportamento em subida, sem dúvida o momento em que esta KTM se revela mais eficaz.
O sistema de transmissão eletrónico Shimano Di2.
E, inevitavelmente, as rodas DT Swiss escolhidas, leves, rígidas, estáveis, rápidas."

 

Test Go Ride KTM Revelator Alto Master Team Azul 3
Test Go Ride KTM Revelator Alto Master Team Azul 4

 

Especificações da KTM Revelator Alto Master Team 2021:

Ver Ficha Técnica

 

NOTA: A KTM Revelator Alto Master está disponível em 6 cores diferentes > podes consultar todas aqui. Além disso, está disponível versão PRO  (entrada de gama) a partir de 2199€ e na versão ELITE, a partir de 2649€.

 

Test Go Ride KTM Revelator Alto Master Team AzulTest Go Ride KTM Revelator Alto Master Team Azul

 

Clica aqui para leres o ensaio completo à KTM Revelator Alto Master no portal GORIDE.

 

@ktmbikeportugalJUNTA-TE A NÓS NO INSTAGRAM
Sem conta associada