KTM EBIKES: 10 Razões para testar uma ebike

26 Dezembro 2019

Todos os ciclistas têm uma opinião sobre as ebikes, que vieram 'baralhar' ideias e certamente que não deixam ninguém indiferente à sua tecnologia.

KTM EBIKES: 10 Razões para testar uma ebike

À tecnologia do Sec.XXI. Mais do que um nicho, é impossível não reparar no crescimento das ebikes e na aceitação das vantagens. Reunimos 10 razões porque deves ceder à tentação...!

 

1. As ebikes são para todos.

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A primeira razão desmente o mito habitual e estigma que as "ebikes são para velhos". É verdade que primeiros ciclistas a perceber as vantagens das ebikes foram das maiores faixas etárias, mas nos últimos anos as ebikes tornaram-se, tal como os smartphones e ligações às redes sociais, num estilo de vida moderno e vanguardista. Por aqui e por ali, é possível ver ciclistas que fluem pela ruas e avenidas com as suas elegantes e silenciosas bicicletas elétricas.

 

2. És mais ciclista!

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As ebikes vão despertar ainda mais o ciclista que há em si e só vai dar conta do quanto gosta de ciclismo quando olhar para o relógio e, mesmo tendo apenas os 20 minutos, vai-se imaginar a chegar bem longe! As tecnologias desenvolvidas pelos principais fabricantes (Bosch, Shimano, Panasonic, etc..) são surpreendentes: surpreendem pela potência viciante, pela suavidade do binário, pela facilidade de subir ou descer a velocidades interessantes! O ciclismo de montanha é um desporto que facilmente se torna fisicamente intenso e isso significa cansaço, dores e desgaste do corpo que pode condicionar a sua mente na próxima vez que pensar em utilizar a bicicleta... e todas essas barreiras são esbatidas pelas ebikes!

 

3. O peso deixa de ser o mesmo.

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Entre ciclistas, o peso sempre foi um factor de debate e análise... claro, nas bicicletas normais é o ciclista que "carrega" tudo. Mas não nas ebikes. Basta colocar no nível de potência mínimo/autonomia máxima para que o motor assista à pedalada numa proporção acima do peso adicional da bicicleta, ie, apesar das ebikes serem mais pesadas (normalmente, cerca de 20kg), a verdade é que em andamento.. não pesam! Os brilhantes motores elétricos têm uma linha de binário programada para diluir - com um toque de genialidade, diga-se de passagem - o peso. Em vez de pegar na bicicleta para sentir o peso, faça antes o seguinte: sente-se e.. pedale!

 

4. Arrancam sorrisos contagiantes.

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Mesmo aos ciclistas mais carrancudos, aos mais cépticos ou satíricos, ninguém resiste ao primeiro contacto com as ebikes. Apesar de partirem convencidos dos seus ideais, quando regressam de uma volta - curta ou longa - inevitavelmente trazem sempre um grande sorriso contagiante na cara...!

 

5. Mais velocidade! Mais!

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Lamentamos desapontar, mas as ebikes não batem a barreira do som - genericamente, nos países da União Europeia, as ebikes estão limitadas a 25km/h. Apesar dos motores terem capacidade para mais, os 25km/h corresponde a um limite "burocrático". Segundo as harmoniosas leis europeias, acima deste limite seriam classificadas como "bicicleta motorizada" e implicaria obter uma carta de condução, seguro e outros registos semelhantes a uma moto ou automóvel. Resumidamente: uma ebike não é uma scooter nem uma moto.. nem sequer funciona com acelerador. É uma bicicleta com impulso elétrico que não tem qualquer tipo de encargo adicional obrigatório e o limite de velocidade continua a ser maior do que o necessário para uma utilização em montanha, por isso mesmo a média de velocidade das ebikes é superior às tradicionais. Nas descidas ou quando rolar acima dos 25km/h o sistema deixa de assistir à pedalada, mantendo-se em stand-by.

 

6. Os longos e ociosos dias de bicicleta voltaram!

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Não restam dúvidas que o ciclismo assumiu um carácter mais físico, mais intenso e desportivo. Hoje, mais do que nunca, as bicicletas assumem geometrias acentuadas os sistemas de transmissão são mais evoluídos. Contudo, existe o reverso de tudo isto: ser ciclista é o mesmo que ser atleta? As ebikes recuperaram e revitalizaram o "ser natural" do ciclismo: com a potência extra do motor, vai dar por si a pedalar durante várias horas ou a fazer percursos longos sem uma pinga de suor, a olhar mais pelo horizonte e a parar mais vezes porque o "dia ainda vai a meio".. e nas subidas vai "por fora" porque tem uma pequena berma mesmo a jeito para acelerar..

 

7. As marcas estão a trabalhar em força!

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As bicicletas elétricas são potentes, todo-o-terreno e conseguem expandir consideravelmente os seus horizontes, tempo e limites físicos. Atualmente já pode escolher a sua ebikes numa variedade equivalente às tradicionais: rígidas, suspensão total, fat, enduro e até com pneus plus. Mas além de tudo isso, existe uma poderosíssima indústria de transmissões para bicicleta que tem a difícil tarefa de criar uma relação de transmissão e um sistema de assistência adaptada à potência, impulso e momento dos motores elétricos. Imagine-se numa subida: se for a pedalar numa mudança demasiado leve, a gestão do motor vai "travar" o binário e originar maior consumo da bateria. O mesmo acontece no oposto: se pedalar numa mudança demasiado pesada, a potência excessiva vai consumir mais autonomia à bateria. A definição do ponto ideal entre a relação da mudança, a velocidade e potência do motor é um equilíbrio difícil de atingir, mas não impossível! Além disso, algumas marcas já começaram a lançar grupos de transmissão especificamente para eBikes (Sram EX1)

 

8. Qual é a autonomia das ebikes?

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Não existe uma resposta concreta para esta pergunta, pois infelizmente depende de vários factores: da capacidade da bateria, do perfil do terreno, da temperatura e também do peso do ciclista. Apesar dos fabricantes não divulgarem dados oficiais, avançam com os valores "expectáveis" e entenda-se, sempre nas melhores condições de utilização: a Bosch eBike Systems adianta 150km! Atenção: esta autonomia é calculada para uma bicicleta equipada com bateria de 13.8Ah/500Wh, um ciclista de 80kg, terreno com perfil suave, temperatura amena e sempre assistida no modo Eco.

 

9. Belas são as eBikes!

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Estamos a chegar ao final do puzzle: as bicicletas elétricas estão a ficar bem mais bonitas (além de tecnicamente melhores). Cada vez mais vemos melhor capacidade de integração dos componentes no quadro, mantendo o necessário e importante equilíbrio dinâmico com bicicletas realmente apelativas.

 

10. Sente-te como um "Pró"

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Este ponto é, talvez o mais difícil de explicar mas o mais fácil de sentir. Como explicar que vais subir com uma facilidade brutal? Como explicar que, quando vires um ciclista numa subida, vais conseguir alcançá-lo e, se quiseres, ultrapassá-lo.. assim tão facilmente? Como explicar que vais chegar ao topo "daquela" montanha.. duas vezes e quase sem dar por isso? A não ser que sejas um atleta tipo "Pro", isso nunca te vai acontecer sem uma ebike. Ah, esquece também as barras e vitaminas. Eletrifica-te!

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