KTM EBIKES: 10 Razões para comprar uma bicicleta elétrica

Todos os ciclistas têm uma opinião sobre as elétricas, que vieram 'baralhar' ideias e certamente que não deixam ninguém indiferente à sua tecnologia.

KTM EBIKES: 10 Razões para comprar uma bicicleta elétrica

Mais do que um nicho, é impossível não reparar no crescimento das bicicletas elétricas e na aceitação das vantagens.

Reunimos 10 razões por que deves ceder à tentação...!

 

1. As bicicletas elétricas são para todos!

bicicletas elétricas ktm bike industries

A primeira razão desmente o mito habitual e estigma que as "bicicletas elétricas são para velhos" É verdade que primeiros ciclistas a perceber as vantagens das elétricas foram das maiores faixas etárias, mas progressivamente vemos que as elétricas tornaram-se, tal como os smartphones e ligações às redes sociais, num estilo de vida moderno e vanguardista. Por aqui e por ali, é possível ver ciclistas que fluem pelas ruas e avenidas com as suas elegantes e sofisticadas bicicletas elétricas.

 

2. És mais ciclista!

As bicicletas elétricas vão despertar ainda mais o ciclista que há em ti e só vais dar conta do quanto gostas de bicicletas quando olhares para o relógio e, mesmo tendo apenas uns 20 minutos, vais-te imaginar a chegar bem longe! As tecnologias desenvolvidas pelos principais fabricantes (especialmente a Bosch eBike Systems) são surpreendentes: pela potência viciante, pela suavidade da assistência ao pedalar, pela facilidade de subir ou descer a velocidades contagiantes! O ciclismo é uma atividade que facilmente se torna fisicamente intensa e isso significa cansaço e desgaste que pode condicionar a tua mente na próxima vez que pensares em utilizar a bicicleta... mas com uma bicicleta elétrica, todas essas ideias e barreiras psicológicas esvanecem-se muito rapidamente!

 

3. O peso.. deixa de ser o mesmo!

bicicletas elétricas ktm bike industries

Nas bicicletas, o peso sempre foi um factor importante... claro, nas bicicletas normais é o ciclista que "carrega" tudo. Mas não nas ebikes. Basta colocar no nível de potência mínimo/autonomia máxima para que o motor assista à pedalada numa proporção acima do peso adicional da bicicleta, ie, apesar das bicicletas elétricas serem mais pesadas, a verdade é que em andamento.. não pesam! Os brilhantes motores elétricos têm uma linha de binário programada para diluir - com um toque de genialidade, diga-se de passagem - o peso. Em vez de pegares na bicicleta elétrica para sentir o peso, faz antes o seguinte: senta-te e.. pedala!

 

4. Arrancam sorrisos contagiantes!

bicicletas elétricas ktm bike industries

Mesmo os ciclistas mais carrancudos, os mais céticos ou satíricos, ninguém resiste ao primeiro contacto com as ebikes. Apesar de partirem convencidos dos seus ideais, quando regressam de uma volta - curta ou longa - inevitavelmente trazem sempre um grande sorriso contagiante na cara...!

 

5. Mais velocidade! Mais!

bicicletas elétricas ktm bike industries

Lamentamos desapontar, mas as bicicletas elétricas não batem a barreira do som - genericamente, nos países da União Europeia, as ebikes estão limitadas a 25km/h. Apesar dos motores terem capacidade para mais, os 25km/h corresponde a um limite "burocrático". Segundo as harmoniosas leis europeias, acima deste limite seriam classificadas como "bicicleta motorizada" e implicaria obter uma carta de condução, seguro e outros registos semelhantes a uma moto ou automóvel. Resumidamente: uma elétrica não é uma scooter nem uma moto.. nem sequer funciona com acelerador. É uma bicicleta com impulso elétrico que não tem qualquer tipo de encargo adicional obrigatório e o limite de velocidade continua a ser maior do que o necessário para uma utilização em montanha ou em cidade, por isso mesmo a média de velocidade das elétricas é superior às tradicionais. Nas descidas ou quando rolar acima dos 25km/h o sistema deixa de assistir à pedalada, mantendo-se em stand-by.

 

6. Os longos e ociosos dias de bicicleta voltaram!

bicicletas elétricas ktm bike industries

As ebikes recuperaram e revitalizaram o "ser natural" do ciclismo. Apesar do ciclismo ter um carácter físico, intenso e desportivo, hoje, mais do que nunca, as bicicletas possuem geometrias consensuais são genericamente muito mais evoluídas e eficientes. Numa bicicletas elétrica, com a potência extra do motor, vai dar por si a pedalar durante várias horas ou a fazer percursos longos sem uma pinga de suor, a olhar mais pelo horizonte e a parar mais vezes porque o "dia ainda vai a meio".. e nas subidas vai "por fora" porque tem uma pequena berma mesmo a jeito para acelerar..

 

7. A KTM Bike Industries está a trabalhar em força!

bicicletas elétricas ktm bike industriesbicicletas elétricas ktm bike industries
bicicletas elétricas ktm bike industriesbicicletas elétricas ktm bike industries
bicicletas elétricas ktm bike industriesbicicletas elétricas ktm bike industries

As bicicletas elétricas são potentes e conseguem expandir consideravelmente os seus horizontes, tempo e limites físicos. Atualmente é possível escolher uma ebike  a partir de uma variedade maior que as tradicionais: rígidas, suspensão total, cidade, urbanas, fashion... mas além de tudo isso, existe uma poderosíssima indústria de componentes para bicicleta que tem a difícil tarefa de criar uma relação de transmissão e um sistema de assistência adaptada à potência, impulso e momento dos motores elétricos. Imagine-se numa subida: se pedalar numa mudança demasiado leve, a gestão do motor vai "travar" o binário e originar maior consumo da bateria. O mesmo acontece no oposto: se pedalar numa mudança demasiado pesada, a potência excessiva vai consumir mais autonomia à bateria. A definição do ponto ideal entre a relação da mudança, a velocidade e potência do motor é um equilíbrio difícil de atingir, mas não impossível! Além disso, algumas marcas já começaram a lançar grupos de transmissão especificamente para bicicletas elétricas.

 

8. Qual é a autonomia das bicicletas elétricas?

bicicletas elétricas ktm bike industries

Não existe uma resposta concreta para esta pergunta, pois depende de vários fatores: a capacidade da bateria, do perfil do terreno, da temperatura e também do peso do ciclista. Apesar dos fabricantes não divulgarem dados oficiais, avançam com os valores "expectáveis" e entenda-se, sempre nas melhores condições de utilização. A Bosch eBike Systems possui um simulador online de autonomia que apresenta a indicação em tempo real da autonomia dependendo de vários fatores.

  • https://www.bosch-ebike.com/en/service/range-assistant

 

9. Belas são as eBikes!

bicicletas elétricas ktm bike industries

Estamos a chegar ao final do puzzle: as bicicletas elétricas estão a ficar bem mais bonitas (além de tecnicamente melhores). Cada vez mais vemos melhor capacidade de integração dos componentes no quadro, mantendo o necessário e importante equilíbrio dinâmico com bicicletas realmente apelativas.

 

10. Sente-te como um "Pró"

bicicletas elétricas ktm bike industries

Este ponto é, talvez o mais difícil de explicar mas o mais fácil de sentir. Como explicar que vais subir com uma facilidade brutal? Como explicar que, quando vires um ciclista numa subida, vais conseguir alcançá-lo e, se quiseres, ultrapassá-lo.. assim tão facilmente? Como explicar que vais chegar ao topo "daquela" montanha.. duas vezes e quase sem dar por isso? A não ser que sejas um atleta tipo "Pro", isso nunca te vai acontecer sem uma ebike. Eletrifica-te!

 


KTM Bike Portugal agentes  
@ktmbikeportugalJUNTA-TE A NÓS NO INSTAGRAM
Sem conta associada