Andar de bicicleta mais do que um exercício, um prazer! - Dr. Hugo Rodrigues

Na era digital, onde as crianças passam cada vez mais tempo em frente aos ecrãs, atividades ao ar livre são essenciais. Andar de bicicleta não é apenas uma diversão clássica, mas também uma maneira saudável e estimulante de equilibrar a vida digital. Convide os seus filhos a explorar o mundo real, pedalar, sentir o vento e criar memórias ao ar livre. 

Andar de bicicleta mais do que um exercício, um prazer! - Dr. Hugo Rodrigues

Desconecte para se conectar - A bicicleta é a chave para um estilo de vida equilibrado


A opinião do Dr. Hugo Rodrigues, pediatra na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, em Viana do Castelo e responsável do blog "Pediatria Para Todos" "Gostaria de destacar uma atividade de exterior que me parece muito interessante por diversos motivos: andar de bicicleta! Passo a explicar alguns deles:"

  • Fomenta o contacto com a natureza
    Todas as atividades do exterior são naturalmente mais estimulantes e mais saudáveis, pelo que são sempre uma opção a ter em conta.
  • É uma ótima atividade em família
    Andar de bicicleta com os pais é um programa de família muito interessante, com vantagens para todos.
  • Estimula o equilíbrio e a coordenação
    Poucas atividades são tão importantes para o desenvolvimento do equilíbrio e da coordenação como andar de bicicleta.
  • É importante para o desenvolvimento motor
    As competências motoras devem ser estimuladas em todas as crianças, porque vão ser responsáveis, em grande medida, pelo seu processo de autonomização e capacidade para ultrapassar obstáculos e vencer riscos.

Estes são apenas alguns pontos de reflexão, que deveriam servir de incentivo a todas as famílias para introduzirem esta atividade nas suas rotinas.

No sentido de otimizar esta experiência, a KTM Bike Industries desenvolveu a gama de bicicletas KTM Wild DiMMix, com roda de tamanho diferente (grande à frente e pequena atrás), que apresenta as seguintes vantagens:

  • Bicicleta de iniciação para crianças com mais de 4 anos, que desperta os sentidos e mobilidade dos pequenos ciclistas
  • O quadro em alumínio superleve revela um design apurado e adaptado à fisionomia e mobilidade natural das crianças
  • A coluna de direção alta coloca o guiador numa posição ideal que reforça a sensação de domínio e equilíbrio
  • A roda dianteira de 18′; acentua a confiança na bicicleta
  • A roda traseira de 16′; coloca o selim sempre à altura certa para que o pequeno ciclista se sente intuitivamente enquanto pedala e desfruta do revigorante vento na cara

Quando falamos destas bicicletas é importante reforçar o seu quadro de alumínio superleve que permite o fácil manuseamento da criança, e mais importante ainda, a sua correta postura, que devido à ergonomia da bicicleta permite um crescimento saudável e previne problemas na coluna dos mais pequenos.

Artigo original em pediatriaparatodos.com

 

 

Hugo Rodrigues

Pediatra na Unidade Local de Saúde do Alto Minho, em Viana do Castelo. Docente na Escola de Medicina da Universidade do Minho e formador pelo European Ressuscitation Council na área de Emergências Pediátricas. Participa regularmente nos programas “A Tarde é Sua” da TVI e “Filhos e Cadilhos” do Porto Canal e escreve também para a Revista Saúda, para o site da Revista Visão e para a plataforma Simply Flow – by Fátima Lopes. Colabora ainda, pontualmente, com outros meios de Comunicação Social e é autor dos livros “Pediatra para todos”, “Primeiros Socorros – Bebés e Crianças” e o mais recente livro "O Livro do seu Bebé".

 

 


 

KTM WILD BUDDY 12

KTM WILD 1.16

Bicicleta de iniciação para crianças +1,5 anos que desperta os sentidos e mobilidade dos pequenos ciclistas com os motivos à vista dos pais. A bicicleta de criança 1.16' desperta a atividade física das crianças logo nas primeiras pedaladas. Os pequenos atletas não vão resistir à KTM 1.16'.
   

 


KTM WILD CROSS 20

KTM WILD CROSS 24

Avança, as grandes aventuras de bicicleta chamam por ti! Desportiva, elegante e robusta, a bicicleta KTM Wild Cross é o princípio de grandes aventuras à descoberta de percursos florestais num desporto de ar livre saudável! Bicicleta infanto juvenil desperta os sentidos e mobilidade dos pequenos ciclistas e os motivos estão à vista: o quadro em alumínio superleve revela um design apurado com geometria ergonómica adaptada à fisionomia e mobilidade natural dos mais jovens.
   

 


 

KTM WILD SPEED DISC 26

 

Bicicleta de montanha infanto juvenil, desportiva, elegante e robusta, a bicicleta KTM Wild Speed é o princípio de grandes aventuras à descoberta de percursos florestais num desporto de ar livre saudável!  
   

 


KTM Bike Portugal agentes  
@ktmbikeportugalJUNTA-TE A NÓS NO INSTAGRAM
Sem conta associada